Primeira mente você deve se cadastrar em um site confiável, de preferência nacional. Ex: www.pontofrio.com.br; www.kabum.com.br; www.extra.com.br; www.ricardoeletro.com.br; entre outros.
Você não é obrigado a fornecer o número de seu cartão de crédito no cadastro e nem aconselho a fazer isso caso o site peça.

Não compre produtos de fora do país, muitas das vezes ocorrem problemas de o produto não chegar ou ficar retido!
Nem tudo você deve comprar pela internet, existem certas coisas que não valem à pena. Ex: não recomendo comprar um colchão pela internet, além do frete ser caro pode levar mais tempo para chegar. Por tanto vale mais a pena fazer a compra por telefone em uma loja perto de onde mora pois não vai precisar pagar frete e além disso só irá pagar o produto no ato da entrega! Se precisar devolver o produto por algum problema terá menos transtorno também.
Certifique-se que todos os seus dados como o endereço e CEP estejam corretos no site, caso contrário o produto não vai chegar à sua casa!
Nunca faça suas comprar em Lan Houses, esses computadores podem ter diversos tipos de vírus.
Sempre faça Logoff no site depois de realizar a sua compra.
Pesquise sobre o produto antes de comprá-lo, veja se o produto é bom e confiável, pois se o produto chegar com problemas em suas mãos terá que trocá-lo por outro ou pedir o dinheiro de volta o que dá muita amolação em qualquer sistema. Comprar o produto e recebê-lo em sua casa é fácil e prático, mas devolver é mais complicado.
Mas e quando o produto vem com defeito de fabricação ou não fico satisfeito com o mesmo?
Aí que é a parte mais complicada, por isso sempre compre produtos em sites confiáveis e de preferência nacionais. Primeiramente você deve informar o problema no site, geralmente tem um chat para você conversar ou o SAC onde poderá enviar um email e aguardar a resposta.
Nesses casos você irá acionar a garantia ou a troca pelo próprio site. Você irá receber todos os procedimentos via email de como devolver o produto. Você deverá ir até uma agência dos correios NÃO FRANQUEADA e postar o produto junto com a caixa original e nota fiscal. A própria empresa paga o frete de retorno do produto nesses casos. Você só terá o trabalho de ir até o correio.
Se você acha que o produto que comprou vale à pena é melhor solicitar a troca do mesmo. Agora se não peça o dinheiro de volta. Nesse caso o processo é geralmente mais demorado.
Então é isso aí, espero ter ajudado!